Mangueira divulga primeiras fantasias de composição de alegoria do Carnaval 2025
Já é possível adquirir fantasias de composição de alegoria para desfilar na Estação Primeira de Mangueira em 2025. A agremiação divulgou as informações nesta segunda-feira (6/1) em suas redes sociais e no site https://www.mangueira.com.br/.
A Verde e Rosa colocou à disposição sete opções para quem quer fazer parte do próximo desfile. Os figurinos são composições para os carros abre-alas, carros números 2, 3, 4 e 5. Os interessados precisam entrar em contato através do telefone (21)96804-4097.
Em 2025, a Verde e Rosa apresenta na Marquês de Sapucaí o enredo “À Flor da Terra - No Rio da Negritude Entre Dores e Paixões”, uma narrativa baseada na historicidade preta de forte cunho social”. Desenvolvido pelo carnavalesco Sidnei França, o enredo vai levar para a avenida um olhar sobre a presença dos povos bantus na cidade do Rio de Janeiro. Eles representaram a maioria dos negros escravizados e trazidos ao Cais do Valongo, na Pequena África. A Mangueira retratará a vivência dessa população em toda a cidade, mostrando como sua história floresceu em solo carioca.
“Águas Matriciais”
Composição do Abre-Alas
As águas matriciais representam um dos sentidos de Kalunga, o princípio da vida. São espaços de nascimento e renascimento, fundamentais na trajetória dos povos bantos que, ao chegarem ao Rio de Janeiro, contribuíram significativamente para a formação cultural e histórica da cidade.
“Muntu em Travessia”
Composição do Abre-Alas
Muntu, o singular de bantu, significa pessoa, indivíduo. Na travessia pela Kalunga, os povos bantos trouxeram consigo sua espiritualidade e ancestralidade, enraizando no solo carioca tradições que moldaram sua identidade cultural.
“Kumba”
Composição do Carro 02
As macumbas são decorrentes das transformações das religiões e das crenças dos povos bantos. Da língua quimbundo, o termo “kumba” possui diferentes significados religiosos associados à macumba, que se manifesta de diversas maneiras na cidade.
“Vitalidade em Natureza”
Composição do Carro 02
A natureza é intrínseca à cultura banto, sendo fonte de força vital para os indivíduos. Plantas e ervas desempenham papel central em rituais de proteção e nas conexões com as Inquices no Candomblé de Congo-Angola.
“Sujeitos da Cidade”
Composições do Carro 03
Os Zungus (ou "Casas de Angu") foram centros habitacionais, festivos e de comércio que marcaram a forte vivência negra no Rio de Janeiro. Para escravizados e libertos, essas casas funcionavam como espaço de articulação, trabalho e lazer na vida dos povos bantos e de seus descendentes que coloriam o Rio de Janeiro. Diferentemente do que ocorria no restante da cidade, nos Zungus, eles eram tratados como sujeitos, podendo exercer suas subjetividades.
“Expressões do Som”
Composições do Carro 04
A cidade foi formada por meio dos legados dos povos bantos, que perpassam, inclusive, a musicalidade. Diferentes gêneros e ritmos sofreram influência de manifestações artísticas tradicionais da África Central e da religiosidade banto, espalhando-se nos sons que ocupam o Rio de Janeiro contemporâneo.
“Cidade das Multidões”
Composições do Carro 05
Para o quicongo, uma das línguas bantos, o sentido da expressão “quilombo” é vinculado à ideia de multidões. No aquilombamento mangueirense, propomos um futuro ancestral promovido por e para as multidões e os guetos do Rio de Janeiro. Como ensina as filosofias bantos, agregamos diferentes etnias e nações, propondo uma cidade múltipla e enaltecedora da vida dos povos marginalizados.
Créditos:
Fotos: Léo Queiroz
Modelos: Carol Brandão, Hellen Victoria, Jhéssyka, Luciana Faustini, Marcos Junior e Tai Oliver
Carnavalesco: Sidnei França
Desenhos: Ariel Portes, Bruno de Oliveira e Lucas Abelha
Textos: Felipe Tinoco e Sthefanye Paz
Assistentes de Criação: Ester Domingos e Yuri Aguiar
Aderecista: Carlos Souza
Costura e modelagem: Val Mendonça e Simone Santos
Compras: Fabio Carromeu
Almoxarifado: Laura Alves
Placas de Vaacum Formco: Ana Paula Fortunato
Ferragem: Junior do Arame
Vime: Vitor do Vime
Pintura de Arte: Leandro Assis