A escola de samba União do Parque Acari utilizou suas redes sociais para divulgar a primeira fantasia de seu enredo para o Carnaval 2025. Trata-se da Ala 13, intitulada A Negra Melodia das Congadas, desenvolvida pelo carnavalesco Guilherme Estevão.
A fantasia homenageia o violão, instrumento que se tornou essencial na cultura brasileira, marcando presença em diversas práticas culturais, festivas e religiosas. O destaque vai para a influência afro-brasileira, que incorporou o violão aos cortejos das Congadas, celebrações que relembram a coroação dos Reis do Congo e revisitam tradições africanas. Esses rituais, dedicados a santos como São Benedito e Nossa Senhora do Rosário, eram acompanhados por uma rica sonoridade, que unia violões a atabaques, ganzás e caixas.
Sob o tema “Cordas de Prata – O Retrato Musical do Povo”, a União do Parque Acari levará para a Sapucaí um desfile que celebra o papel do violão na formação da identidade musical brasileira. O enredo propõe explorar a diversidade cultural e a riqueza de ritmos que compõem a musicalidade do país.
Em 2025, a escola, que carrega as cores amarelo, rosa e branco, será a segunda a desfilar no segundo dia de apresentações da Série Ouro da LIGA RJ, em 1º de março, no Sambódromo da Marquês de Sapucaí.