Entidade responsável pela organização dos desfiles da Série Ouro do carnaval carioca, a Liga RJ marcará presença na Cúpula Social do G20, que será realizada entre os dias 14 e 16 de novembro no Rio de Janeiro. Essa participação representa uma conquista inédita para o samba e para a cultura popular brasileira, inserindo o setor do carnaval em um dos maiores fóruns de discussão mundial. O evento é promovido sob o lema “Construindo um Mundo Justo e um Planeta Sustentável”, tema central da presidência brasileira no G20.
A inclusão da Liga RJ entre as mais de 850 propostas de organizações da sociedade civil foi resultado de um processo rigoroso de seleção conduzido pelo Comitê de Seleção da Cúpula Social, que avaliou iniciativas alinhadas com a justiça social, econômica e ambiental. Hugo Júnior, presidente da entidade, destacou a importância da participação da entidade no evento.
- A presença da Liga RJ no G20 Social é um marco para o carnaval do Rio de Janeiro e para a cultura popular. Esse espaço nos permite dialogar e mostrar como o samba contribui para o desenvolvimento sustentável e a inclusão social. É uma oportunidade de conectar o nosso trabalho com as questões globais e mostrar ao mundo a força do samba como agente de transformação - afirmou Hugo.
Além de levar o samba para o palco das discussões globais, a Liga RJ também participa com uma pauta voltada para o desenvolvimento sustentável, tema transversal da Cúpula Social. Diego Carbonell, diretor de sustentabilidade e responsável pela inscrição e elaboração da atividade, ressaltou o impacto positivo do evento na promoção de boas práticas socioambientais e de governança dentro do carnaval e da cultura popular.
- É uma honra representar a Liga RJ no G20 Social e poder compartilhar nossa visão de um carnaval mais sustentável. Queremos inspirar outras organizações a adotarem práticas que respeitem o meio ambiente e valorizem as comunidades locais. O carnaval tem um papel fundamental na promoção da cultura sustentável e estamos prontos para mostrar que é possível combinar tradição e sustentabilidade - disse Carbonell.
A participação da Liga RJ na Cúpula Social do G20 destaca a relevância do carnaval e da cultura popular no debate global sobre justiça e sustentabilidade. Na próxima quinta-feira (14), das 14h às 16h, a entidade promoverá uma atividade autogestionada com participação aberta para representantes de organizações de todo o mundo, com o tema “Sustentabilidade e Carnaval: combinação que dá samba e é nota 10!”, que tem o intuito de contribuir com propostas que serão entregues aos chefes de Estado durante a Cúpula de Líderes do G20.